quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inclusão

A inclusão social vem direcionando muitas pesquisas no que diz respeito a uma prática docente mais eficaz que respeite a individualidade e as necessidades dos educandos.
            Nesse sentido, é importante pontuar algumas mudanças que são essenciais para que as escolas possam atender a todos de acordo com suas necessidades.
            São elas: o apoio pedagógico constante aos professores e alunos, assegurando a busca de estratégias bem sucedidas e de instrumentos de ensino válidos para todos; adaptações físicas como rampas, banheiros e portas adequadas, que garantam o trânsito livre e a ausência de constrangimento; a formação contínua do professorado, voltada para atender às necessidades educacionais especiais nas escolas; a criação de projetos educacionais que garantam que todas as crianças, sempre que possível, possam aprender juntas, em situações de interação, independentemente de suas dificuldades e diferenças e, assumir um compromisso sério objetivando mudanças de atitudes, para que todos  os profissionais da escola estejam preparados para acolher esse movimento de inclusão, deixando para trás sentimentos de preconceito e rejeição.
            O ideal de inclusão entende que, (...) a diversidade é inerente à natureza humana, e qualquer atuação encaminhada para desenvolvê-la tem que se adaptar a essa característica (Antoni Zabala), mas, a realidade das escolas é bem diferente. Freqüentemente os educandos são recebidos sem as adaptações necessárias, desrespeitando os alunos e suas famílias que vêem os seus direitos negados. O fato é que, ainda há muito que mudar e nós seremos, sem dúvida, os protagonistas dessa transformação!

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