domingo, 29 de maio de 2011

A EXPERIÊNCIA DE MATHEUS, UM ALUNO AUTISTA, NA ESCOLA

 

O vídeo é muito rico, pois mostra o sucesso da integração de Matheus, um aluno com autismo, que passou por algumas instituições de ensino, sem êxito, mas com o comprometimento e a dedicação de alguns professores, teve suas dificuldades superadas com sucesso.
A inclusão, como conseqüência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exigem da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as sua praticas docentes. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria das escolas de nível básico.
Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte.

"O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação" (Cadernos CEDES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário