quarta-feira, 15 de junho de 2011

Empreendedorismo em sala de aula


A Prefeitura de São José dos Campos possui um programa muito bem desenvolvido de empreendedorismo, para trabalhar essa cultura na educação de jovens e crianças desde os primeiros anos da alfabetização, a partir dos 3 anos de idade. O empreendedorismo é dado como disciplina aos 45 mil alunos das escolas públicas da cidade

O empreendedorismo foi colocado na agenda da educação municipal, no início de 2003 e a proposta do projeto era ensinar aos alunos a aprender a empreender, ou seja, aprendem que são capazes de realizar os sonhos. Dessa forma, o currículo escolar visa aproximar a escola de seu contexto cultural, com a finalidade de construir uma pedagogia crítica e cidadã, onde o aluno constrói o processo educativo.

Para trabalhar o conceito com os estudantes, são desenvolvidos cinco programas na rede municipal.

Pedagogia Empreendedora dos Sonhos – estimula e prepara o aluno a sonhar e a buscar a realização do sonho. Aplicado desde a pré-escola.
Profissional do Futuro – desenvolve competências que contribuem para a inserção de jovens ao mercado de trabalho. Trabalhado com estudantes dos 8º e 9º anos.
Junior Achivement – desperta as habilidades do empreendedor, fortalece princípios éticos e proporciona vivência empresarial aos jovens estudantes dos 6º ao 9º anos.
Jovens Empreendedores Primeiros Passos – realizado em parceria com o Sebrae, desenvolve o comportamento empreendedor nos jovens por meio da vivência de um negócio no ensino fundamental.
Aprendiz de Turismo – conscientiza o aluno do 8º e 9º anos a importância da atividade turística na sua comunidade.

A Prefeitura de São José dos Campos realiza anualmente a Feira do Jovem Empreendedor Joseense que divulga os projetos empreendedores dos estudantes de São José dos Campos. O evento envolve toda a região e recebe um público superior a 130 mil pessoas.



http://www.sjc.sp.gov.br/sme/prog_projetos_detalhes.asp?Programa=39

Nenhum comentário:

Postar um comentário