“A escola é a sombra de uma árvore, a escola buscará o ar, a luz longe das cidades e das fábricas.” (Rousseau)
As escolas devem oferecer um espaço que valorize o diálogo, a capacidade crítica, reflexiva e a criatividade de seus alunos. Para tanto, é preciso que os espaços sejam dinâmicos e contenham materiais de apoio tais como jogos, brinquedos, lousa acessível, acesso aos materiais de uso frequente, entre outros elementos.
É importante que o espaço permita uma mobilidade, ou seja, a sala de aula não deve ser estática, deve permitir ao professor adaptar o espaço de acordo com a aula que será dada (empilhar mesas e cadeiras, formar círculos, quadrados e duplas).
Vale ressaltar que o espaço externo também deve ser explorado por meio de brincadeiras livres, direcionadas, com e sem recursos, não deve ser restrito apenas ao ambiente escolar, os professores podem utilizar de recursos como teatros, cinemas, viagens, visitas técnicas, etc.
Deve levar em consideração a diversidade, o respeito às diferenças, de forma a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem. A organização dos espaços favorece o processo de desenvolvimento do grupo e promove a aprendizagem através da socialização de saberes e troca.
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais (2001, p.67), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998, p.69), Pedagogia: Planejamento, processos pedagógicos, problemas contemporâneo – UMESP (2010, p.23 e 31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário